sábado, 3 de fevereiro de 2018

PORQUE AINDA ESTAMOS LONGE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DEFINITIVA




Me parece que para o Prof. Yuval Noah Harari, o  celebrado autor de Sapiens e Homo Deus, a inteligência artificial não demora a triunfar e fazer tudo melhor que os humanos.


Sim, fizemos grandes avanços da caverna até aqui. Mas o homem somente chegará à IA perfeita quando descobrir o segredo da vida. Sabemos bastantes coisas, conhecemos todos elementos químicos e podemos separá-los na natureza, mas não sabemos montar o tijolo da vida, não sabemos em que ordem colocar todos aqueles átomos. Vamos conseguir logo? não. O homem talvez seja extinto antes de comer do fruto da árvore da vida. 
Na belíssimo mito do Paraíso no Livro do Gêneses, ao comer do fruto da sabedoria, Adão e Eva foram expulsos do paraíso imediatamente, antes que comessem também do fruto da árvore da vida. Ora, eles passaram de caçadores-coletores a agricultores. Estava começando a Revolução Agrícola que levaria à Revolução Industrial e mais tarde à Revolução Tecnológica, com o predomínio do Capitalismo e do Humanismo Liberal que reina hoje. E a árvore da vida parece estar bem perto. Apenas parece. Já manipulamos a vida em seu pequeno tijolo chamado DNA, mas daí a criar a vida falta muito. 

Somente descobrindo o segredo da vida, compreendendo a formação da consciência, poderemos criar uma IA tão versátil como o Sapiens. Sim, somos feitos de algoritmos como escreveu o Prof. Harari, mas os nossos algoritmos são muito difíceis de decifrar.

AMDS 03/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário