domingo, 27 de outubro de 2013

Conversa de cobras



Eu queria lhe falar da conversa de duas cobras. Uma era a Jurema.
Cuidado, conhece alguém com esse nome? não! ninguém.
E a outra? A outra cobra é a Filomena Maria.
Amiga, tem certeza de que realmente não conhece ninguém com esse nome???
Hum... um momento... É,  conheci uma Filomena. Nutricionista. Me lembro agora. Fez um corte de cabelo curtinho, joãozinho, 'a la garçonne' e para meu desgosto meu marido apreciou. Ele disse a ela bem sorridente e entusiasmado: "pareces uma francesinha"! Que ódio! Acho que a decapitaria...
Portanto são Jurema e Filomena as duas cobras em questão. Ponto. E não utilizarei travessões nos diálogos das duas víboras, à moda de Saramago, para não dar folga à inteligência do leitor.

Deu-se que Jurema estava em crise existencial.  À falta de um terapeuta, desabafava com a amiga.
Sabe Filomena, não vejo mais nenhuma graça naquilo que mais me atiçava a vontade de viver. Os anos me deixaram tão eficiente no bote que já não me excita mais abater uma simples presa. Estou entediada. É isso. Roedores assustados não me parecem mais um manjar apetitoso.
Simples, Jurema, você precisa de algo que desafie sua incrível capacidade, novos níveis de...
Pare. Isso está me cheirando a auto ajuda, clichês de suas postagens no Facebook!
Nada disso: eu leio Schopenhauer, Nietzsche e Kierkegaard , esqueceu? invista em algo acima de suas expectativas normais. Esqueça pequenos roedores e pássaros indefesos do seu jantar e parta para novos desafios.
Tipo?
Repare naquele humano, de terno e gravata -  acho que Armani, teclando sem parar seu iPad...isso sim, seria excitante, inocular seu doce veneno em seu calcanhar...
Interessante. Mas o problema é que a priori,  não vejo nele nenhum mal. Está imerso em sua rede virtual... me parece ser advogado, pode estar redigindo uma petição...e desde quando teclar ou usar Armani justifica um ataque, Filó?
Minha filha, é da nossa natureza atacar, se não para garantir o almoço, pelo simples prazer de ferir o próximo!
Alto lá: venho de uma estirpe de cobras politicamente corretas que só mordem para se defender de um iminente ataque ou para garantir o almoço ou um lanchinho frugal. Fora isso, somos uns amores. Muitos humanos nos amam como animais de estimação, sabia?
Quantos escrúpulos, flor! meu inesquecível Tião - ah, eu viveria por ele, com ele, debaixo dele, pela eternidade ai, ai -  costumava dizer que o prazer do ataque é inenarrável!
Grande filósofo o seu querido Tião: morreu decapitado sob uma enxada!
Não é justo que me lembres disso agora! E saiba que um filósofo não tem que viver necessariamente sob sua própria doutrina!
Ah,  não?!
Não! Um grande psicanalista infantil lançou ideias pioneiras e no entanto sabe-se hoje que ele maltratava criancinhas deficientes sob seus cuidados. E veja bem, seus conselhos virtuosos e certeiros  dão ótimos resultados no tratamento dessas crianças. Ele é seguido por todos os humanos de bom senso.
Quem é ele?
Não vou citar o nome para evitar processo por parte dos herdeiros.
Tá, mas me poupe de tanta filosofia...eu preciso de um algo mais que justifique meus atos. Não vou inocular o 'Armani' apenas porque ele tecla sem parar o tal  iPad, iPod, iPhone, seja o que for. Pelo que sei,  estas tecnologias foram criadas para aproximar os humanos na era da globalização.
Aproximar? tudo que ele fica sabendo é o que a tia fez para o almoço,  onde vai ser a balada, quem tá pegando quem e esses clichês ensinando a ser por demais feliz  no dia a dia. Ah, me poupe! Freud, um humano que tantos admiram já havia dito que "A felicidade é um problema individual. Aqui nenhum conselho é válido". Tudo inútilSeu Armani não merece ser poupado, criatura!
Hum...
E veja bem, temos um nome a zelar. Desde o Paraíso que nosso papel foi definitivamente reconhecido. Se nossos ancestrais não tivessem feito a cabeça da Eva, queridinha, não existira eu, você, Cristiano Ronaldo, nem nada!
Estou ligando os pontos, como falou o Jobs, o criador destas coisas...
Então, se não é pelo simples prazer de picar,  pelo almoço ou pela legitima defesa, que seja pelo uso abusivo do iPad!
Agora sim, amiga, você clareou as coisas. Estou empolgadíssima com este novo desafio. O Armani que me aguarde.

As cobras são mesmo muito ardilosas e têm bons argumentos... desde o princípio dos tempos.


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário